na minha estante

2022 (12/12)

1. COMO SOBREVIVER À REALEZA BY RACHEL HOPKINS ✰✰✰✰✰
Personagens cativantes e narrativa divertida e fluida, perfeita para salvar leitores em ressaca literária.

2. TODAS AS SUAS (IM)PERFEIÇÕES BY COLLEEN HOOVER ✰✰✰✰✰ ♡
Acho que nunca sofri tanto com um livro. Se você já teve o coração partido, ele te acerta em lugares tão escondidos, que pega de surpresa dolorosamente. Os personagens são apaixonantes e extremamente humanos, não tão romantizados. Já o relacionamento deles, apesar de toooodo o drama, é tudo o que eu quero encontrar um dia. Enfim, perfeito. O que a coleen toca vira ouro.

3. O PRÍNCIPE CRUEL BY HOLLY BLACK ✰✰✰
Um universo super interessante com um desenvolvimento bem pobre. A autora tinha a faca e o queijo na mão e jogou tudo no lixo. Em alguns momentos, o sentimento é de que nada realmente está acontecendo e, por algum motivo desconhecido, eu fiquei presa à história mesmo assim. Tem personagens com tanta personalidade quanto uma porta. Nas últimas páginas, a autora resolve nos socar o romance dos protagonistas *do mais absoluto nada* goela abaixo e ainda temos três livros pela frente. Eu vou ler? Com certeza. Eu vou reclamar? Com certeza.

4. O REI PERVERSO BY HOLLY BLACK ✰✰✰
O segundo livro melhora em aprofundar o universo e a trama possui muito mais conflitos e explicações sobre os reinos mágicos, os féericos, o sistema de governo etc., mas falha miseravelmente na construção do romance (que a autora realmente tirou do cool) e dos personagens. Jude é uma protagonista chata que consegue tudo muito facilmente. Cardan aparece uma vez a cada 50 páginas para mostrar um lampejo de personalidade irônica e some. O único personagem minimamente interessante é Madoc e ele é basicamente um vilão com ânsia de poder. Horrível, adorei.

5. A RAINHA DO NADA BY HOLLY BLACK ✰✰✰✰✰
Alguém avisa a essa mulher que não dá pra jogar toda a emoção da trilogia no último livro porque tem gente que infarta? São tantas reviravoltas, conflitos, romance, ódio, magia que eu simplesmente devorei este livro. O último livro da saga consegue fazer tudo o que os anteriores não fizeram, inclusive, me deixar boiolinha por Cardan e Jude que conseguem ter mais química que o meu cabelo. Holly Black demorou para engatar, mas quando engatou, olha...

6. COMO O REI DE ELFHAME APRENDEU A ODIAR HISTÓRIAS BY HOLLY BLACK ✰✰✰✰✰ 
Depois de se apaixonar por Cardan no último livro, ler um pouco sobre seu passado, seus traumas, os motivos de ele ser como era (sim, um moreno sarcástico com um passado triste) foi uma experiência gostosa. Fora as artes desse livro, que são de tirar o fôlego. Amei me aprofundar na cultura feérica do universo da autora e principalmente o modo como ela passeia pelo tempo na narrativa, através das diferentes histórias.

7. AS EXTRAORDINÁRIAS CORES DO AMANHÃ BY EMILY X. R. PAN ✰✰✰✰
Demorei para engatar na leitura porque estou preguiçosa para leituras mais complexas (lê-se 'burra'), mas quando engatei, achei o livro único no que se propõe a fazer com os elementos místicos e culturais chineses e a prosa poética. Só não gostei mais porque sou cadelinha de romance bobinho.

8. MULHERZINHAS BY LOUISA MAY ALCOTT ✰✰✰✰✰
Ainda não terminei, mas já posso dizer que é um dos melhores clássicos que já li com personagens carismáticos e reais. Mas já aviso: prepara para a tomação de cu constante passar ódio perto do fim se você gosta de um friends to lovers.

9. O BEBÊ DE ROSEMARY BY IRA LEVIN ✰✰✰✰✰
Meu Deus, que livro bom. Não consegui largar até acabar e quando acabou queria mais. Não dá medo, mas o suspense e tudo mais é de embrulhar o estômago. Adorei.

10. LAURA DEAN VIVE TERMINANDO COMIGO BY ROSEMARY VALERO-O'CONNELL ✰✰✰✰
Não sou fã de HQ, mas essa é a coisa mais linda do mundo, desde a ilustração até os assuntos discutidos. Sofri igual a uma vagabunda.

11. VOSSA ALTEZA REAL BY RACHEL HOPKINS ✰✰✰✰
Esperava mais depois de ler Como sobreviver a realeza, mas a autora me entregou um casal com a personalidade de uma porta.

12. LOLITA BY VLADIMIR NABOKOV ✰✰✰✰✰
Intragável, desconfortável, controverso, doloroso e incrível. Enquanto clássico do século XX, é uma obra prima pelos recursos literários e construção impecável da narrativa. Enquanto história, agonia até a alma. Nunca leria de novo.

2023 (3/?)

1. A HIPÓTESE DO AMOR BY ALI HAZELWOOD ✰✰✰✰✰
Livro fofinho, levinho e que retrata bem como é o ambiente acadêmico (mesmo do ponto de vista de quem só concluiu a graduação por enquanto rs). Sou apaixonada pela "odeio todo mundo, menos você" trope. Só quero um Adam Carlsen para cuidar de mim.

2. O COLECIONADOR BY JOHN FOWLES ✰✰✰✰✰♡
Simplesmente se tornou um dos meus favoritos. Construção de narrativa única, sufocante e incrível. Os recursos literários explorados pelo autor são simplesmente geniais e toda a psique por trás da história é interessante. Perfeito.

3. O MENINO, A TOUPEIRA, A RAPOSA E O CAVALO BY CHARLIE MACKESY ✰✰✰✰
Uma gracinha e cheio de conselhos importantes. Não se sustenta apenas como narrativa, mas com as ilustrações, é uma obra bonita e completa. Li com a minha mãe, então ficou mais especial.

4. LIGAÇÕES BY RAINBOW ROWELL ✰✰✰✰✰♡
Se a Rainbow toca, é ouro. História linda, dramática, verdadeira, mas bem-humorada. Devorei em poucos dias e senti muita saudade quando acabou. Me mostrou o amor em sua forma mais real, como algo em que se deve trabalhar.

5. PAUSA (SLAMMED II) BY COLLEEN HOOVER ✰✰
Legalzinho porque gosto do casal, mas insuportável pelo plot. Continuação completamente desnecessária.

6. ESSA GAROTA (SLAMMED III) BY COLLEEN HOOVER ✰
Se não precisava de um segundo livro, imagina um terceiro contando sobre o primeiro! Eu sou uma piada para você, Colleen?

7. RAZÃO E SENSIBILIDADE BY JANE AUSTEN ✰✰✰✰✰
Todo o hype sempre vai para Orgulho e Preconceito, mas este livro é infinitamente mais interessante, cheio de romance, intrigas e sentimentos que a gente só encontra no fim da outra narrativa. Enfim, homens não prestando desde o século XIX e personagens femininas incríveis. Eu te amo, Jane Austen.

8. MIL BATIDAS DO CORAÇÃO BY KIERA CASS ✰✰
Kiera pega tudo o que tem de popular no Tiktok no momento (enemies to lovers, reinos rivais, protagonistas femininas espadachins) e joga um romance aleatório no meio.

9. O RETRATO DE DORIAN GRAY BY OSCAR WILDE ✰✰✰✰✰♡
Perfeito. Incrível. Maravilhoso. Nunca pensei que acharia um livro para ficar para ficar páreo a O morro dos ventos uivantes na minha vida, mas esse aqui...

10. AMÊNDOAS BY WON-PYING SOHN ✰✰✰✰✰♡
Um menino que não compreende emoções (mas as sente sim, com uma intensidade diferente) me fez sentir todas elas. Me perguntei várias vezes por que o ser humano age como age, por que nossa mente funciona como funciona e o que são as emoções e as relações para além de reações nervosas. Meu Deus, como é bom achar um livro que você ame tanto.

11. O CASTELO ANIMADO BY DIANA WYNNE
Lendo...

Nenhum comentário

Postar um comentário

Neste jardim não é permitido nenhum tipo de comentário desrespeitoso;
Só passeio por jardins que apreciem este, em vez de apenas poluir o ambiente com cartazes de propagandas de outros jardins.