na minha tv

ANIMES
TOKYO GHOUL ✰✰✰✰
Aquele anime que eu adorei falar que começou muito bom e ficou uma bosta, mas devorei um episódio atrás do outro. A premissa é muito boa, a maioria dos personagens é interessante, a síndrome de protagonista do Kaneki é passável e o Juuzou é tudo para mim. Na minha opinião, podia ser mais gore e a resolução final não foi nem realista, nem elaborada. Mas amei, né?

YURI!! ON ICE ✰✰✰✰
Poxa, mas nem um defeitinho? Pensa em um anime com personagens, traços, trilha sonora, imagem, tudo detalhadamente pensado para ser perfeito. É difícil achar um BL saudável e esse se destaca de longe. É um romancinho que se desenvolve devagar e é super sensível do jeitinho que a gente gosta. Eu daria minha vida por qualquer patinador daquela bagaça.

THE PROMISED NEVERLAND ✰✰✰✰✰
Ela esperava gore, vai receber terror psicológico e vai amar. A primeira temporada desse negócio tem tantas emoções que o ataque cardíaco rondou toda a experiência e é inteligente de explodir a cabeça. Os personagens são complexos, bem desenvolvidos e apaixonantes. Evidencia muito da nossa sociedade de uma forma bem... crua (definitivamente não é a melhor palavra já que... bem... pois é). A segunda temporada ainda tem uns plot twists, mas é meio meh.

HOWL'S MOVING CASTLE ✰✰✰✰
Perfeição define bem, aliás, como se houvesse outra palavra para descrever qualquer trabalho do Miyazaki. Mas tenho que puxar sardinha para esse em especial porque o romance é muito arrebatador e os personagens são tão multifacetados que é impossível não se apegar a todos eles. Also, Howl had no right of being that hot in a kids' movie.

TONARI NO TOTORO ✰✰✰✰✰
Queria ter visto esse quando era criança porque é tão... mágico. Como não pude viver essa experiência, apresentei ao meu sobrinho, Luiz, e vi os olhinhos dele brilharem como imagino que os meus brilhariam. Uma obra prima. Lindo em todos os sentidos e poético ao representar o imaginário infantil e suas percepções acerca dos eventos da vida.

KIKI'S DELIVERY SERVICE ✰✰✰✰
Acho incrível como a gente imerge em qualquer realidade apresentada pelos Estúdios Ghibli. Aqui, a narrativa da bruxinha que deve sair em uma aventura aos 12 anos se passa como algo corriqueiro e você a acompanha encantade, especialmente na companhia de seu gatinho preto, Jiji. E sério, uma garota de cabelo curto e gatinho preto (oi, Theo!), como não me identificar? 

PONYO ✰✰✰✰✰
The little mermaid could never. Filme lindo em todos os aspectos, o mais esteticamente perfeito da Ghibli Studios e com a história de amor mais pura que eu já vi na minha vida. Ai, me faltam palavras para descrever o quanto eu amo essa animação e o quanto eu me diverti assistindo-a com meu sobrinho, Luiz.

PRINCESS MONONOKE ✰✰✰✰
Tem uma vibe mais adulta e agridoce que eu gosto muito, abordando poderosamente os problemas de sustentabilidade e desrespeito a povos nativos que enfrentamos desde sempre e provavel e infelizmente, para sempre. Definitivamente não é o mais divertido dos filmes do Miyazaki, mas é um dos mais poderosos. Isso sem falar da estética de outro mundo. Sinceramente, impecável.

SPIRITED AWAY ✰✰✰✰
Lembro que este foi o primeiro filme dos Estúdios Ghibli a que assisti e, por fugir à estética e tradição ocidental, me confundiu bastante. E logo em seguida, me encantou bastante. Gosto como o filme é certeiro, ainda que subjetivo em todas as críticas que se propõe a implicitar em sua narrativa. E que narrativa! Não tem sequer um momento sem emoção e com mil elementos cuidadosamente pensados. Visuais e trilha sonora estonteantes. Personagens apaixonantes, especialmente Chihiro e Haku. Eu amo o amor deles. E aquela cena... aquela mesmo. Choro toda vez. Extremamente poético.

FILMES E SÉRIES
NEVER RARELY SOMETIMES ALWAYS (2020) ✰✰✰
Um retrato fiel de uma gravidez na adolescência e da cumplicidade entre duas primas, amigas, mulheres. Também, uma amostra de tudo o que mulheres enfrentam por serem mulheres, especialmente diante de homens. Intimista, verdadeiro, cru e doloroso como um soco no estômago. Ah, e com uma fotografia linda e precisa e uma narrativa detalhista mesmo – e especialmente – nos momentos não-verbais.

GINGER E ROSA (2012) ✰✰✰✰✰
Foi como assistir a um barco afundando sem poder fazer nada. Sou suspeita para falar porque assistiria um comercial de pasta de dentes se tivesse a Elle Fanning nele, mas achei um bom drama para evidenciar o quão influenciáveis adolescentes podem ser (seja por organizações, movimentos ou até mesmo adultos em quem confiam). Fotografia e trilha sonora impecáveis.

THE VIRGIN SUICIDES (1999)
Provavelmente o filme mais chato que já assisti.

SOMEONE GREAT (2019) ✰✰✰✰✰
Uma comédia romântica bobinha e nada family friendly, do tipo que você assiste no comecinho da noite e solta aquele arzinho pelo nariz de vez em quando com as piadas. Exceto se você tiver passado pelo término da sua vida recentemente (e por recentemente, quero dizer a mais de um ano). Nesse caso, vai te fazer chorar que nem um bebê. Recomendo bastante.

ROOM (2015) ✰✰✰✰✰
Fiquei aliviada pelo filme não ter seguido à risca os fatos reais que o inspiraram, porém mesmo assim foi difícil de assistir, como uma busca incessante por ar. Ver com minha mãe foi uma experiência ainda mais poderosa. Foi dilacerante ver o conflito de uma mulher que ama o fruto de um abuso sexual, que o reconhece como seu. De embrulhar o estômago ver o que o ser humano é capaz de fazer com um semelhante. Lindo em vários sentidos, doloroso em todos eles.

IT'S KIND OF A FUNNY STORY (2010) ✰✰✰
É engraçadinho de uma forma ácida e retrata bem mal como é ter um disturbio mental. É isto. É tudo o que eu lembro, então acho que não mudou a minha vida.

EQUALS (2015) ✰✰✰✰✰
Vamos fingir que eu não comecei a assistir por causa da Kristen Stewart e do Nicholas Holt e dizer que é maravilhoso. A evolução do romance entre os personagens é linda e cada toque trocado entre eles causa arrepios a quem esteja assistindo. É tão verdadeiro, íntimo, quase dá para sentir. Sou apaixonada por tudo, desde a narrativa às partes técnicas.

NAOMI & ELY - A LISTA DO NÃO BEIJO (2015)
Meu deus, que filme bosta.

THE FUNDAMENTALS OF CARING (2016) ✰✰✰
O típico caso do cérebro apagando o enredo e deixando apenas a lembrança de que o filme era bom. Elenco maravilhoso, humor ácido e drama na medida certa. Achei um romance gracinha por fugir do padrão e não forçar uma militância desnecessária.

CAPTAIN FANTASTIC (2016) ✰✰✰
Filme incrível em todos os aspectos possíveis e impossíveis e uma metáfora linda – sendo bem simplificadora – para a busca do equilíbrio na vida. Estonteante visual e narrativamente. Pura poesia. 

STARGIRL (2020) 
I'm not like the other girls: the movie. É um filme juvenil da Disney, né? Tem uma história meh, mas uma produção digna. Não assistiria de novo porque se for para consumir a narrativa da quirky girl, prefiro ler fanfic.

GIRL IN THE BASEMENT (2021) ✰✰✰
Assim como Room, é baseado na história real de Elizabeth Fritzl e este é ainda mais fiel ao caso, enfocando ainda mais a violência sofrida pela menina em cativeiro. É agonizante acompanhar tudo o que ela passa e Judd Nelson é um ator e tanto, nos fazendo odiar cada célula de Don, o monstro do filme. É horrível pensar que isto realmente aconteceu.

BELIEVE ME - THE ABDUCTION OF LISA MCVEY (2018) ✰✰✰
Ainda na linha de filmes baseados em crimes reais, este filme retrata perfeitamente o que é ser mulher, não apenas pelas violências sofridas pela protagonista, mas principalmente, pela falta de confiança nas denúncias feitas por ela. Impactante e doloroso.

FRIENDS (1994 - 2004) ✰✰✰✰✰ 
Friends andou para que qualquer sitcom pudesse correr, sim, e é a mais engraçada de todas. A todos que problematizam a série por piadas politicamente incorretas, vamos lembrar a época de lançamento dos episódios. As pautas minoritárias não eram tão discutidas na época. Acho até que a série foi bem a frente do seu tempo, tendo um casal lésbico como parte recorrente da trama, diferentes tipos de parentalidade, entre tantas outras coisas. Uma das minhas favoritas para sempre e minha comfort série.

WE NEED TO TALK ABOUT KEVIN (2011) ✰✰✰
Caramba, que moleque doente. Literalmente. Embora a fotografia, atuação e construção da narrativa sejam impecáveis, este foi um filme difícil de assistir. A culpa que a mãe sente é tão palpável quanto o desprezo que ela, por vezes, sentiu pelo próprio filho e que, talvez, tenha sido disparador para os eventos seguintes. Maravilhosamente perturbador.

GILMORE GIRLS (2000 - 2007) ✰✰✰✰
Começou incrível e nas últimas temporadas eu tava implorando "Acaba pelo amor de Deus".

TO WATCH

- Buddy daddies
- The Florida project
- Moonrise kingdom
- Aftersun

Nenhum comentário

Postar um comentário

Neste jardim não é permitido nenhum tipo de comentário desrespeitoso;
Só passeio por jardins que apreciem este, em vez de apenas poluir o ambiente com cartazes de propagandas de outros jardins.