31/07/2022

unpacking e minha relação com a vida adulta

Olá, espero que você do outro lado da tela esteja bem. Eu ando um tanto esquisita, para falar a verdade. A vida adulta definitivamente não é um piquenique. Tem um monte de coisas sobre crescer e viver sozinhe para as quais ninguém te prepara. Como: conciliar trabalho, cuidado com a casa, saúde e lazer. Parece bobo, mas isso me sobrecarrega a níveis estratosféricos, a ponto de me fazer sentir pequena, frágil e insuficiente. E quando me sinto sufocada, recorro à solução mais saudável: me distrair com alguma coisa e ignorar meus problemas. Risos (socorro). Foi assim que eu conheci unpacking um jogo relaxante que dialoga diretamente com essas mudanças da vida. Literalmente. Afinal, é um jogo sobre mudanças de casas, mas também, muito mais do que isso. Tanto, que achei simplesmente necessário compartilhar. Vem, vamos desempacotar este post juntos.

Em unpacking, jogo desenvolvido pela Witch Beam e lançado pela Humble Games em novembro de 2021, seu objetivo é esvaziar caixas e organizar pertences nos espaços disponíveis no cômodo a cada mudança da personagem principal, sobre quem você vai descobrindo pouco a pouco através dos lugares em que mora e o que leva para cada um deles. O trailer abaixo explica bem melhor do que eu:



Não sei você, mas quando minha cabeça está uma bagunça, organizar coisas externas ajuda muito. Foi este o sentimento enquanto jogava esta maravilha. A música de fundo e a arte pixelada dão uma sensação reconfortante. Mas, sendo a louca por histórias, o que mais me chamou a atenção foi o storytelling implícito a partir de tão poucas palavras. Você consegue compreender sentimentos, personalidade, relacionamentos e muito mais apenas pelo espaço e objetos. Estou aqui me coçando para contar sobre um (level?) momento específico durante a organização, quando ela se muda para a casa do namorado que, sério, foi um detalhe muito bem pensado. Mas vou me conter para não estragar a experiência de ninguém.

Quando terminei de jogar, senti um quentinho no coração. Se me permite o leve spoiler, depois de passar por diferentes casas – inclusive voltar uma vez para a casa dos pais –, a personagem finalmente encontra o seu lugar, repleto de amor e felicidade. Acho que foi isso que ficou para mim, uma pontinha de otimismo e esperança.

Fui morar sozinha a pouco mais de um ano para trabalhar em uma cidade beeeem longe da minha, onde estão meus amigos, familiares e tudo o que conheço e amo. Tem sido complicado. Às vezes a solidão, o medo e a síndrome de impostor batem forte. Pensar que este é um momento da minha vida, uma fase do jogo, apenas parte de uma jornada, é uma boa forma de encarar as coisas.

Enfim, o jogo está disponível para PC, Nintendo Switch, Xbox One, PlayStation 4 e PlayStation 5. Recomendo que todo adolescente sonhador, jovem adulto confuso, adultos conformados e todos entre e além disso, joguem.

6 comentários

  1. oie, como você está?
    não posso deixar de comentar sobre esse layout fofíssimo, esse tom de verde é uma das cores que eu mais gosto (depois das centenas de tons de rosa), e todo o resto, se encaixou de uma maneira incrível.
    eu já tinha ouvido falar sobre unpacking mas não havia entendido sobre o que se tratava, e o que mais me cativou foi a arte dele, eu sou apaixonada pela estética pixelada, e a história e conceito além de serem diferentes, tem aquele estilo de coisas que deixam o coração quentinho. Agradeço a indicação e fiquei com muita vontade de jogar depois desse post.


    romashka

    ResponderExcluir
  2. E eu achando que só Animal Crossing era cozy game (porque a pessoa jogava Doom aos 6 anos e não manja dos paranauê). Gosto muito de organização também e considero que faz parte de "adultescer". Mas talvez virar uma pessoa adulta seja subjetivo porque não existe uma chave que a gente gira e PUF. Talvez a gente nunca amadureça totalmente, talvez a gente tenha amadurecido muito cedo na adolescência... ou talvez a gente precise sofrer um pouco mais nesse limbo para entender algumas coisas e ganhar experiência de vida. Talvez. Porque às vezes eu também sinto necessidade de compensar a bagunça na minha cabeça organizando minhas gavetas. It's all right <3

    ResponderExcluir
  3. A vida adulta só é fácil em comédias românticas kkkrying Também adoro organizar coisas para botar a cabeça no lugar! Não sou de jogar, mas esse jogo eu jogaria :)

    ResponderExcluir
  4. Exatamente isso. Organizar coisas externas também me ajuda a deixar minhas questões internas mais contidas. O jogo parece ser super interessante, achei o gráfico uma fofura. Espero que você continue buscando formas de se sentir bem nessa fase da sua vida, é isso que nos motiva a seguir em frente <3

    Beijinhos, www.meustonsempastel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu me sinto EXATAMENTE como você com relação a vida adulta. Eu acho muito desgastante conciliar tudo. A sociedade quer que você trabalhe, estude, tenha uma rotina com exercícios e alimentação saudável, cuide da casa... A gente precisa ter algumas prioridades, porque fazer tudo não dá. Eu sinceramente acho que a gente passa horas demais no trabalho.
    Eu também uso as horas de lazer pra me distrair, essas horas, inclusive, são muito importantes pra mim, é o jeito pra lidar com tudo.
    Achei o jogo bem interessante, a estética me lembrou o Haboo, acho que é por causa da arte pixelada. Que bom que o jogo tem sido um alento pra você <3

    Com carinho, Aline
    ✨ Violets for Roses ✨

    ResponderExcluir
  6. Acabei de achar esse blog e de cara já me apaixonei! Eu já conhecia o jogo mas nunca pensei em dar uma chance, já que não havia nada que me despertasse tanto interesse nele (até onde eu cheguei a ver), mas esse post me fez repensar isso, muito obrigado! ;)
    Vou comprar o game assim que puder!

    ResponderExcluir

Neste jardim não é permitido nenhum tipo de comentário desrespeitoso;
Só passeio por jardins que apreciem este, em vez de apenas poluir o ambiente com cartazes de propagandas de outros jardins.