28/06/2023

brincando de poeta

Oi, oi! Espero que você do outro lado da tela esteja bem. Eu estou... all over the place. O que vocês fazem quando se sentem sobrecarregados? Eu costumava recorrer à arte. Desenhar, pintar, escrever histórias, criar... Mas quando se é adulto, ou você não tem tempo ou não tem energia. Quer dizer, depois de trabalhar oito horas por dia a semana inteira, eu só quero jogar um Stardewzinho ou ler quietinha no meu canto. Não me sinto criativa. A não ser que meus sentimentos estejam uma bagunça. Nessse caso, eu preciso escrever. Meu corpo implora para colocar a casa em ordem. Então, brinco de poeta. Finjo. E acho que é o que precisa ser feito, afinal, Fernando Pessoa já dizia: "O poeta é um fingidor. Finge tão completamente que chega a fingir ser dor a dor que deveras sente". Na sequência, leiam poemas duvidosos sobre nada em particular e tudo.

escrevo porque sangro
porque tempestuo
porque ardo
porque derramo
porque destruo
porque fui
porque serei
porque morro
porque vivo
porque escrevo

as palavras correm em minhas veias

será que não sentiu
o gosto de súplica em
seus lábios
quando tocaram
meus lábios?
"fique", imploravam
em silêncio
mas você não ouviu

gosto de palavras não ditas

caminhando sozinha
aprendeu a amar
cada curva
contorno
retorno
depressão geográfica
a que jamais caneta esferográfica
traçou elogio
aprendeu a regar
o solo sutil da epiderme
e pacientemente aguardar
pelas flores

cultivo

se minha boca soubesse
que aquele seria o último beijo
antes do fim
do mundo
faria da sua boca lar
morreria de fome
em silêncio

com gosto

sentada de frente para ela
vejo meu reflexo
nas íris âmbar que não herdei
no corpo cansado
quarenta anos mais sábio que o meu
ela sou eu
eu sou ela
meu peito estilhaça em saber
que esse espelho meu
um dia
se partirá

refletir

ore
ela disse
e não dei ouvidos
porque quando
oro
deus não me escuta

fé não se aprende

5 comentários

  1. Eu também sou do time jogar jogos quando estou cansada do trabalho :P Mas também sou do time desenhista e às vezes gosto de rascunhar alguma coisa, mas não sai nada legal se estou cansada, estressada. Falta inspiração para cultivar esse hobby.
    Mas a verdade é que vida de mulher adulta não é fácil. Temos que ter perseverança. E, para ajudar, água quente pronta pra virar café ou chá hehehe

    ResponderExcluir
  2. Ultimamente o que eu mais tenho feito no meu tempo livre (além de dormir) é jogar os joguinhos da Shopee porque não preciso pensar enquanto faço isso haha Admiro muito quem consegue se expressar escrevendo poemas!

    ResponderExcluir
  3. ai a vida adulta. sobra um total de zero energia pós expediente-correria do dia né? quando a cabeça tá bagunçada demais (sempre) eu acabo me entretendo com app de pintura no celular mesmo. minha dose anti-stress diária :)

    ResponderExcluir
  4. Oi jen! que saudades achei muito legal os poemas! eu gostaria de saber qual é a sigla do seu blog para mim adicionar aos amigos

    ResponderExcluir
  5. Que demais, agora com a minha idade 28 (ainda consigo falar) também tudo que quero é recorrer aos jogos, leitura e ficar no meu canto, foi um sensação muito relaxante ler seu post e seus poemas.

    Se ainda não oconhece meu blog é o Depois dos 28 estou acompanhando seu blog, sei que não é uma troca mas ficarei muito feliz se aparecer por lá, um grande abraço. 🫶🏻

    ResponderExcluir

Neste jardim não é permitido nenhum tipo de comentário desrespeitoso;
Só passeio por jardins que apreciem este, em vez de apenas poluir o ambiente com cartazes de propagandas de outros jardins.